quarta-feira, 7 de julho de 2010

O caos reina no trânsito de Taubaté





Em relação ao trânsito em Taubaté nosso Diretor disse que o sinal está amarelo, mas não!
Amarelo estava há alguns anos, hoje ele está no vermelho, dados do Denatran apontam até junho de 2010, 159.505 veículos na Cidade, somente nos 5 primeiros meses de 2010 a frota cresceu 11,3%, a Prefeitura faz pouco, e quando faz, faz mal... mal planejado, mal executado, mal projetado, mal reformado.
Vamos destacar os pontos críticos da Cidade em relação ao trânsito:
Vias expressas - A única via expressa em Taubaté é a Rodovia Pres. Dutra, que corta a cidade no sentido Leste-Oeste, é um absurdo uma cidade do porte não ter um anel viário, o resultado são avenidas curtas, cheia de rotatórias e lombadas que são pouco eficazes no quesito ligação região-região, qualquer deslocamento de mais de 2km por dentro de Taubaté é um martírio.
Acessos pela Dutra – Os acessos da Dutra em Taubaté são os piores possíveis, na saída 107 sentido RJ, a lentidão e congestionamentos no horário de pico são extremamente perigosos, que quer entrar não consegue e quem quer sair não encontra faixa de aceleração, resultando em freadas bruscas de caminhões, devido a lentidão do trecho.
As saídas 111 e 113 encontram problema semelhante, mas agravados devido aos viadutos de pista simples, perigosos para veículos e pedestres devido ao fluxo de veículos de grande porte, a duplicação é mais que urgente.
Viadutos – O viaduto da Charles Schneider e Jacques Felix são críticos, estreitos e de grande movimento, se duplicar, que seria o ideal é mais difícil, deveria ao menos os colocar em mão única, assim como os túneis dessa região, os viadutos da Vila das Graças e 4 de Março funcionam bem melhor desta forma , o da 4 de Março que já é sentido bairro, o da Charles, seria o sentido centro, uma medida simples, de baixo custo e traria ótimos resultados.
Ruas, Avenidas e Cruzamentos – Algumas coisas só acontecem em Taubaté, como o Túnel da Baronesa, quem está na rotatória é que tem que parar para quem sai do túnel parar, rotatórias podem até funcionar em certos lugares, mas ali é uma grande burrada, solução? Semáforo.
O trecho simples da Av.Faria lima deveria ser duplicado, ou na pior das hipóteses proibir o estacionamento nesta via que é muito movimentada, com muitos ônibus e caminhões que dividem o espaço minúsculo com pedestres e ciclistas, assim como a Rua Bahia e diversas outras.
Prometeram duplicar a Av.Independência, vamos esperar deitados.
Asfalto, Reparos e Recapeamentos – São esburacados na maior parte das vias, onde se é recapeado, não é feito a remoção do asfalto danificado, o acerto dos níveis e então o asfalto, somente jogam outro por cima para maquiar, nem ao menos o meio fio é refeito.
A Sabesp vem em seguida e estoura tudo, e faz um remendo de 5º categoria, no local do buraco, porque as marcas feitas pelas máquinas da mesma ficam, e em futuro breve viram outro buraco, os remendos da Prefeitura são piores ainda, o Trecho Av.Desembargador/Juca Esteves é o retrato da Administração, falta vontade de fazer bem feito, e pessoas competentes, claro.
Os hoje 210.000 eleitores (Nas próximas eleições municipais em 2012 seremos algo em torno de 230.000) devem pensar mil vezes antes de apertar o botão da urna.
O caos reina em Taubaté, quem poderá nos salvar?



Um comentário:

  1. Taubaté possui um projeto da prefeitura de mais de 40 anos atrás, que é pouco divulgado, e eu nem sei se a besta do Monteclaro sabe disso.

    Vamos lá, a primeira do anel viário da cidade, que já possui dois lados feitos, av. do povo, e av. Desembargador/ Juca Esteves. um terceiro lado é a Av. nove de Julho em um sentido e a via beirando toda a linha do trem de outro. que seria alargado em 6 metros (pelo lado esquerdo)desde o fundo do idesa até embaixo do viaduto da quatro de março, retirando ai do alargamento no trecho da rod. velha e praça que já e mais largo. também consta a utilização do espaço supostamente deixado pelos trilhos. (mais o alargamento acima precisa acontecer) pelos trilhos faria ligação com a avenida do povo pelos fundos do Joaquinzão.

    do trecho idesa até a rotatória da av. Faria lima/ Juca Esteves passando pelo Convento Santa Clara.
    seria retirado 6 metros do idesa até o Convento de Santa clara pelo lado direito da rua Gastão Camara Leal, chegando a um trechinho que já foi feito que fica atrás do pão de açucar, depois todas as casas do lado direiro até a rotatória seria todas retiradas, (já reparou que ninguem reforma ou faz novo ali, pq foi dado como utilidade pública.
    a Desembargador e a Av. do Povo ligadas pelas marginais da via Dutra em mão única de um lado cada.
    pronto deu a vonta no centro e este é o projeto do Anel Viário, esquecido.

    As avenidas Indepêndencia (lado direito)até a rotatória da av. Jonh kennedy, Faria Lima (esquerdo), Francisco Barreto Leme (direito), possuem afastamento de 6 metros e todos novos imóveis são feitos com recuo a mais de 30 anos. e já não esta tão dificil assim.

    Quando o Velho Ortiz desapropriou,entre o Mercado e a Juca estreves, parte do antigo Madre Cecília hoje Centro Cultural, fez o túnel atrás do Joaquinzão e fez a Av. do Povo ele estava fazendo partes do anel viário. Não estou defendendo ele, nem o conheço mais é verdade.

    bem reparei que vc esta preocupado com o progresso da cidade como eu também estou, vc já deve saber disso que eu falei (se não, olha em um mapa e vai lendo oque eu falei que vc encherga direitinho), mas divulgue! a malha viária de Taubaté tem solução sim só precisa de iniciativa, coisa que esta administração não tem, a mentalidade é de
    mini- rotatória e lombada gigante , mais logo ela vai acabar!

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